quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Crítica do DJ Zé Pedro sobre o novo CD de Marisa Monte


Chegou o novo disco de Marisa Monte. E nada mudou. E tudo parou. Não tem jeito. Marisa ainda é a rainha soberana que convida todas as cantoras que vieram depois dela a serem meras aprendizes no quesito autopromoção, inventividade e, quem sabe, talento.
Como sempre, seu novo trabalho veio coberto de neblinas e expectativas, gerando downloads aos milhões de cada vídeo ou áudio que aparecia em seu  hot site, criado para gerar tensões em torno do álbum.
Onde foi gravado ? Quem são seus parceiros ? Como será a capa ? Todas essas respostas foram respondidas por mim nessa noite de domingo quando uma das primeiras cópias de seu novo disco chegou aos meus ouvidos. E tudo se revelou igual e ao mesmo tempo sedutor , trazendo consigo a vontade imediata de só ouvir esse disco nas próximas semanas. Mas afinal, por que isso sempre acontece  ?
Marisa Monte reinventou o amor . Unindo o romantismo brega de Roberto Carlos ao concretismo sentimental de Arnaldo Antunes, ela criou um estilo próprio de canções que toda uma geração de meninos e meninas aprenderam a cantar, tornando-se hits pegajosos para quem nasceu ainda nos primórdios dos anos noventa.  Além disso, Marisa é aquela gata de voz mansa e cabelos encaracolados que os rapazes adoram e as moças gostariam de ser, provocando gritarias em beira de palco e legiões de seguidores em twitters e facebooks.
Marisa Monte é sabia em suas estratégias comerciais e sabe disso. Até um DVD com cara de apostila para cantoras iniciantes ela cometeu em seu trabalho anterior,  o projeto “Universo ao Meu Redor / Infinito Particular”. Ali ela explicava tudo que se deve fazer para chegar ao estrelato definitivo: manter-se uma pessoa misteriosa e bem longe das mídias celebrativas, ter um grupo fechado de artistas que se encontram para gerar as tais novidades e, acima de tudo, fingir não esperar as tais consagrações que agora acabam de chegar novamente.
Partindo desse estado hipnótico que Marisa Monte causa no Brasil, você já pode deduzir o que eu achei do disco: inspirado, pop e delicioso. Apesar de não trazer consigo as tais diferenças que geram cópias durante os anos em que Marisa se cala, o álbum confirma a sua identidade musical que vicia: baladas repletas de rimas fáceis, a eterna voz de sereia e os arranjos irresistíveis para rádios, ipods e afins.
Em janeiro Marisa vai para a estrada com esse disco. Em cena, ela irá confirmar que canções como “O Que Você Quer Saber de Verdade” , “Depois” e “Hoje Eu Não Saio, Não” já fazem parte do inventário dos grande sucessos de sua carreira. Mas calma, não vamos nos precipitar, antes disso todos irão se perguntar: “como será o cenário?”, qual será o figurino?”, “ela entrará no palco pela esquerda ou pela direita ?”. Não tem jeito . Marisa Monte é uma rainha e como tal gera polêmicas e paixões. Como esse meu texto, que oscila entre agradecimentos, ironias e amores.
Então relaxe e aproveite. Vá até a loja mais próxima, compre o novo álbum de Marisa Monte e seja feliz sem razão. Curta a vida. 

Fonte - Blog do Dj Zé Pedro
 Informação - Tyrone Medeiros



*

7 comentários :

Fernando Oliveira disse...

Adorei a crítica do Zé,ele escreveu o meu pensamento!

Gabriel Haddad disse...

Bonito isto: "Marisa reinventou o amor"!
E legal a crítica...Engraçada e verdadeira a parte que diz para não nos precipitarmos pensando no show, porque antes disso ainda tem muito mistério: " omo será o cenário, ela vai entrar pela direita ou esquerda...??" Haha!
Abraços!

Romulo Viana disse...

Critica de um FÃ de verdade !! Como NÓS!!!maria sempre ira nos encantar e surpreender~!!!!!

LINO MOURAIS disse...

Realmente, Marisa reinventou o amor... Que cantora se daria ao luxo de cantar uma balada com ar brega setentista e nos deixar de queixos caídos de tanta beleza? (Ouça AQUELA VELHA CANÇÃO) Que cantora gravaria o amor de muitos amores? (AMAR ALGUÉM), Que cantora reune baladas romanticas, marchinha, Valsa e forró e tudo isso com extremo BOM GOSTO? Por isso AMO (OU AMAMOS) Marisa Monte. Ela é o que é. Acabei de chegar e vim ouvindo o CD no carro, constatei que já sei a maioria das músicas rs COISAS DE FÃ. Beijos amada Vanuza!Parabéns pela matéria Zé!

Anônimo disse...

Ele é fã de Marisa mesmo! Posso dizer as minhas preferidas do Cd aqui? de novo rsrsrs Era óbvio, O que se quer, Nada Tudo e Verdade, Uma Ilusão.- Maria

Anônimo disse...

Esse DJ Zé Pedro é um puxa saco. Lambe ferida. Chato demaisssssssssss, puxa demais. A Marisa e as amiguinhas dele podem fazer qq porcaria que ele vai escrever que é a coisa mais linda do mundo e blá, blá, blá. Melhor ignorar.

Carla disse...

A critica esta otima, é o que acho, e é verdade quem nunca quiz ter a pose da Marisa kkkk

PS: Lino ja decorei metade das musicas...