terça-feira, 1 de novembro de 2011

A imprensa e o novo CD de Marisa Monte.

A imprensa se manifesta sobre o novo CD de Marisa Monte. Separamos aqui algumas impressões, é o olhar da imprensa sobre o novo CD.





Entre filosofia e autoajuda, Marisa Monte canta a vida com serenidade em seu novo CD


RIO - Nas idas e vindas de sua carreira, esse oitavo álbum de Marisa Monte acaba tendo muito a ver com "Memórias, crônicas e declarações de amor" (2000): cantora e compositora estão em busca da essência da canção popular, aquela que bate e fica, sem medo de expor o mais banal dos sentimentos. Muito do que deu em "Amor I love you" (canção regravada até por Reginaldo Rossi) está de volta em "O que você quer saber de verdade" - só que com uma roupagem que obedece às inquietações e ao padrão MM de qualidade.

"Depois" talvez seja a canção que melhor encarne o espírito do disco: um pop de rádio AM anos 1970, meio dramático, meio Márcio Greick, com a Nação Zumbi na base e cordas arranjadas por Miguel Atwood-Ferguson (parceiro de Flying Lotus, o atual darling das eletrônicas experimentais). O popular de Marisa tem grife - mas não deixa de ser popular.

Primeira faixa a ser divulgada, "Ainda bem" é outro bom exemplo disso, juntando violão flamenco, guitarra surf music, trompete mariachi e muito nã-nã-nã-nã numa canção de esquematismo aterradoramente eficiente.

Ecos daquele Brasil profundo, alimentado por música caipira-country, se fazem ouvir em "Aquela velha canção", faixa que traz versos abusados ("não vou te mandar pro inferno porque eu não quero"). E quem um dia esperava ver Marisa cair no forró vai se fartar com "Hoje eu não saio, não", que traz o acordeom de Waldonys. "Hoje eu não saio, não / Quero ver televisão", canta ela, num irônico contraponto ao "Já sei namorar" dos Tribalistas ("Não tenho paciência pra televisão/ Eu não sou audiência para a solidão").

Novidade no universo da cantora, o compositor André Carvalho é responsável por "Nada tudo", canção entre o choro e o chamamé, que traz sabores mais sofisticados para este disco de temperos fortes, como os de "Lencinho querido", tango resgatado do repertório de Dalva de Oliveira com a moldura dos argentinos do Café de Los Maestros.

Disco de contrastes, "O que você quer saber de verdade" por um lado traz aquilo que se espera de Marisa (a reciclagem da tribalista faixa-título, a recriação de um velho Jorge Ben, "Descalço no parque"). Por outro, apresenta-a relaxada, na lúdica "Seja feliz". É a simplicidade embalada com luxo, com ousadias bem dosadas, para todo mundo curtir junto.

Cotação: Bom

Fonte - O GLOBO


Marisa Monte lança disco 'sobre a impossibilidade do amor'


Discrição, bom senso e coerência são marcas do profissionalismo de Marisa Monte desde o início da carreira. Seguindo essa linha e utilizando seu website e as redes sociais pela primeira vez para divulgar seu oitavo álbum solo de estúdio, O Que Você Quer Saber de Verdade (Phonomotor/EMI), ela conseguiu manter a expectativa e o sigilo até o dia oficial do lançamento, ontem. Como reconhece Adriana Calcanhotto em conversa com Marisa para divulgação do novo trabalho (disponível no site marisamonte.com.br desde anteontem), é um CD "sobre a impossibilidade do amor".
Anacrônica em certos aspectos - ao revés do perfil dos que superexpõem a intimidade na teia big brother tecnológica e que, por isso mesmo, esgotam qualquer possibilidade de desejo pela facilidade de acesso, além da veloz descartabilidade da música de consumo -, Marisa ficou cinco anos sem lançar disco de canções inéditas e alimentou o burburinho em torno do novo trabalho em doses homeopáticas. Primeiro com o áudio e o vídeo em streaming de Ainda Bem, em que dança com o lutador Anderson Silva, depois com outro vídeo e a liberação para download grátis da faixa-título do CD, que lembra Vilarejo.

Globalizado não apenas pelas ferramentas e pelo esquema de produção ("Levei sempre comigo o HD do projeto e fui gravando com músicos locais", escreveu a cantora em seu site) e de lançamento simultâneo em 30 países, o disco (produzido por ela e Dadi) foi feito entre Rio (a maior parte), Buenos Aires (uma canção) e mixado em Los Angeles (por Mario Caldato) e Nova York (por Patrick Dillet).

Os argentinos Gustavo Santaolalla e o coletivo de tango Café de los Maestros, o power trio do grupo pernambucano Nação Zumbi (o guitarrista Lucio Maia, o baterista Pupillo e o baixista Dengue), o acordeonista cearense Waldonys , o ex-Los Hermanos Rodrigo Amarante, tecladistas (Thomas Bartlett e Money Mark) e instrumentistas de cordas americanos, como Jesse Harris (parceiro de Norah Jones), os cariocas Vinicius Cantuária, Domenico Lancelotti, Daniel Jobim, entre outros, povoam o diversificado elenco de convidados. Continue lendo aqui

Fonte - Estadão



Em novo disco, Marisa Monte entra no espírito de época


SÃO PAULO - Perder o rumo é a coisa mais fácil do mundo no mundo da música. No tenso equilíbrio entre arte e indústria, o artista do primeiro time sempre se depara com um momento crucial: o surgimento de uma nova geração, tanto de fãs, quanto de concorrentes. Marisa Monte, 44, entendeu bem o espírito do tempo.

A carioca não lançava material inédito há seis anos. O título do novo trabalho, "O que Você Quer Saber de Verdade", pode ser uma interrogação ou uma afirmação, mas de certa forma explica bem a posição atual de Marisa.

De cantora que reinava no segmento de MPB sofisticada nos anos 90, com uma postura hippie-chic que se tornou referência para toda uma geração, Marisa participou do estouro do projeto Tribalistas em 2002 e seus mais de 2 milhões de discos vendidos, ao lado de Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown.

Mas, de lá para cá, Marisa sobreviveu ao menos a três gerações de novas cantoras. Vive num universo paralelo aos "blockbusters" Ivete Sangalo e Cláudia Leitte. E, na realidade da internet e redes sociais, teve que se adaptar a um público com interesses cada vez mais fragmentados. Continue lendo Aqui

Fonte - UOL Notícias



Em novo disco, Marisa Monte traz tranquilidade e letras sobre encontros, paixões e bem viver; veja faixa-a-faixa


1) "O Que Você Quer Saber de Verdade"

Com arranjo delicado levado por ukulele e cordas, a faixa que dá título e abre o disco é parceria de Marisa com seus colegas Tribalistas Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes e foi gravada originalmente por Arnaldo, em seu álbum "Qualquer", de 2006 (clique aqui para ouvir). Segundo a cantora, a música é "sobre a busca individual da felicidade, desejo e liberdade". A faixa foi a segunda do novo álbum a ganhar vídeo, com Marisa caminhando pelo Rio com efeitos visuais similares à arte de capa do disco.

2) "Descalço no Parque"
Terceira regravação de Jorge Ben pela cantora (antes havia feito "Cinco Minutos" no disco "Memória, Crônicas e Declarações de Amor" de 2000 e "Balança Pema" no disco "Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão" de 1994), a valsa-jazz originalmente lançada no segundo álbum de Jorge, "Ben é Samba Bom" de 1964 (clique aqui para ouvir), aqui aparece como um dos melhores momentos do álbum novo de Marisa. O som do órgão hammond se destaca em sua discrição, Domenico Lancellotti toca bateria e o arranjo de cordas é do californiano Miguel Atwood-Ferguson, que toca com o músico experimental Flying Lotus e em 2009 realizou o show orquestral "Suite for Ma Dukes" dedicado ao rapper J. Dilla.

3) "Depois"
Outra parceria de Marisa com Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown. Baladinha no piano com detalhes de órgão e cordas, com som de Marisa Monte habitual. A base foi gravada por Lúcio Maia, Dengue e Pupillo, da Nação Zumbi, e as cordas também são de Atwood-Ferguson. A letra versa sobre um fim de amor, entre a tristeza e a vontade de se melhorar: "quero que você seja feliz / hei de ser feliz também".

4) "Amar Alguém"
Parceria inédita de Marisa Monte com Arnaldo Antunes e o baixista e multiinstrumentista Dadi (que produziu o álbum com ela), a faixa é outra balada singela no estilo de Marisa. A letra é quase uma resposta à anterior: "amar alguém só pode fazer bem / não há como fazer mal a ninguém". No violão, aparece Jesse Harris, autor de hits de Norah Jones. O arranjo segue delicado, sem bateria e com vocais da própria Marisa ao fundo, levado por piano e sanfona.

5) "O Que Se Quer"
Canção escrita por Marisa com Rodrigo Amarante, músico de formações como Los Hermanos, Little Joy, Orquestra Imperial e da banda de Devendra Banhart. Juntos, cantam forrozinho suave, destaque do novo álbum, com ele tocando quase todos os instrumentos: violão, baixo, percussão, viola, teclado, drum machine. Pupillo toca bateria e a sanfona é tocada por Waldonys, acordeonista virtuose elogiado por Luiz Gonzaga e Dominguinhos.

6) "Nada Tudo"
Composição de André Carvalho, jovem filho de Dadi que já teve música gravada por Maria Gadú e que lançou no começo do ano seu primeiro CD, "Tempo do Tanto", que inclui a canção aqui relida por Marisa. Bom momento do disco, com arranjo que inclui bandolim tocado por Dadi e belo solo de sanfona de Waldonys.

7) "Verdade, Uma Ilusão"
Outra parceria de Marisa com os Tribalistas Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown, já gravada por Brown no álbum "Diminuto", de 2010. Singela canção de se apaixonar e sobre como cada um vê as coisas a seu modo, com violãozinho bossa-jazz, Pupillo e Marisa tocando bateria e arranjo de clarinete e violino de Atwood-Ferguson.

8) "Lencinho Querido"
Antigo tango de Juan de Dios Filiberto e Gabino Coria Peñaloza, em versão em português gravado anteriormente em 1956 por Dalva de Oliveira, grande cantora do Trio de Ouro, famoso nos anos de 1940. O drama carrega um pouco de amor em sua leveza e o arranjo de cordas é de Gustavo Mozzi, do coletivo argentino Café de Los Maestros. Belo momento.

9) "Ainda Bem"
Escrita por Marisa e Arnaldo Antunes, canção simples e letra que fala de encontrar um amor. Foi o primeiro vídeo do disco, protagonizado pela cantora com o lutador de MMA Anderson Silva. A base musical cruza músicos da Nação Zumbi com entonações de faroeste italiano com o argentino Gustavo Santaolalla e trompete de gosto mariachi.

10) "Aquela Velha Canção"
Balada composta pela cantora e Carlinhos Brown, com suave gosto de brega setentista: "não vou te mandar pro inferno porque eu não quero / e porque fica muito longe daqui". Base gravada em São Paulo pelo núcleo da Nação Zumbi e com arranjos de cordas de Greg Cohen registrado em Nova York.

11) "Era Óbvio"

Mais uma balada de amor, inédita, escrita por Marisa e Arnaldo Antunes e levada por cordas (arranjo de Greg Cohen) e a base da Nação, com participação do tecladista dos Beastie Boys, Money Mark. A letra conta de se descobrir apaixonada: "agora que eu sei o que eu sentia / e que você também queria / resolvi te procurar".

12) "Hoje Eu Não Saio, Não"
Mais uma com gostinho de forró, ritmo sacudido com palmas e o acordeão de Waldonys, parceria de Arnaldo Antunes com os músicos de sua banda Marcelo Jeneci, Betão Aguiar e Chico Salem, destaque do disco. A letra bem humorada decreta a vontade de não trocar o sofá por nada: "hoje eu vou ficar em casa, neném". A base foi gravada pelo trio da Nação Zumbi e Gustavo Santaolalla participa.

13) "Seja Feliz"
"Seja feliz com seu país / seja feliz sem raiz, seja legal com seu amor / seja legal sem pudor, seja gentil com sua figura / seja gentil sem frescura" diz a letra dessa parceria inédita de Marisa com Arnaldo Antunes. Animada, é levada por ukulele (tocado por Marisa e Dadi), baixo agitado e beats, com refrão de tchururu e trompete.

14) "Bem Aqui"
A canção que fecha o álbum é uma bonita composição de Dadi com Arnaldo Antunes, gravado pelo baixista e produtor em álbum lançado no Japão e Estados Unidos em 2010. Tranquila e leve, sem bateria, tem participação de Daniel Jobim no piano.
Leia a matéria na integra Aqui

Fonte - UOL Entretenimento


*





3 comentários :

Fernando Oliveira disse...

Incrível o poder da Marisa,quando ela volta é notícia em todos os meios da imprensa no mesmo dia!
a partir de agora,notícias é o que não faltarão sobre ela.
Bem vinda(de volta)ao furacão,Marisa!

Vanuza,adorei o post e o lay out do Blog,tá lindíssimo.

Bjos

LINO MOURAIS disse...

(SUSPIRO) Enfim... Um CD lindo, cheio de músicas gostosas pra embalar nossas histórias. beijo Van!

R. Barros disse...

Por que o vídeo com Anderson Silva não está mais no YouTube? Eu amo aquele vídeo e não cansava de ver.