domingo, 17 de março de 2013

Marisa Monte encerra primeira etapa de despedida do show Verdade Uma Ilusão no Sul.


Foto: Milena Félix

Após passar por Belo Horizonte, Floripa, Curitiba, Porto Alegre eis a vez de Novo Hamburgo descobrir as verdades musicais de Marisa Monte no espetáculo "Verdade Uma Ilusão 2012/13" que encerra essa primeira etapa de despedida de algumas capitais. No próximo mês será a vez da Europa conhecer o espetáculo mais aclamado pela crítica e público e desde já começamos a sentir saudades da Marisa Monte nos palcos brasileiros.
Segue na íntegra a matéria publicada no Gramado Notícias.

A turnê Verdade Uma Ilusão, que esteve em Porto Alegre em junho de 2012 com quatro apresentações de casa cheia, retorna para suas últimas apresentações no estado. As exibições acontecem nos dias 14 e 15 de março, no Teatro do Sesi, às 21 horas e dia 17 de março, às 19h no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo.

Somando cenários a equipamentos de vídeo, som e luz, o aparato técnico utilizado em Verdade Uma Ilusão alcança algumas toneladas. Tudo para garantir o apuro estético que sempre marcou as apresentações da artista, cuja equipe incorporou novos profissionais. O cenógrafo Marcelo Lipiani e o diretor de arte Batman Zavarese integram a ficha técnica ao lado de antigos colaboradores como a figurinista Rita Murtinho e o iluminador José Luís Joels. Ao todo, são mais de 30 pessoas envolvidas, dentro e fora do palco.

Valendo-se de recursos tecnológicos de última geração, a maior parte das canções do roteiro é acompanhada de projeções em alta resolução de 17 obras – quase todas em vídeos – criadas por nomes consagrados do cenário das artes visuais do país. Assim, High definition (2010), de Luiz Zerbini, por exemplo, ilustra a faixa Descalço no Parque; Miravento (2007), de Alexandre Brandão, se acopla à canção Arrepio; e Ão (1980), de Tunga, se une à música De Mais Ninguém.

A direção cênica, mais uma vez a cargo de Marisa, Claudio Torres e Leonardo Netto, responsáveis pela função em quase todas as turnês anteriores, procura interagir organicamente com as novidades sonoras do espetáculo, levadas a cabo por uma formação de nove músicos. Além dos inseparáveis parceiros Dadi (violão de aço, guitarra, backing vocal, ukulele, violão de nylon, guitarra pignose) e Carlos Trilha (piano, click, sampler voz, clavinete, teclados, backing vocals, rhodes, programação), a banda conta com um quarteto de cordas (Pedro Mibielli, 1º violino e adaptação de arranjos; Glauco Fernandes, violino; Bernardo Fantini, viola; e Marcus Ribeiro, cello). E com o luxuo so auxílio do power-trio do Nação Zumbi, que já havia participado de algumas faixas de O Que Você Quer Saber De Verdade.


“Dei uma sorte imensa. Jamais imaginei que pudesse tê-los ao vivo por causa da agenda disputada do Nação. Mas felizmente pudemos conciliar as datas e os ‘peguei emprestados’. É um luxo poder tocar com eles”, comemora. A presença de Pupillo (bateria, caxixi, contra-tempo, bumbo, vassourinha, zabumba, pandeirola, pad), Lúcio Maia (guitarras, violão, guitarra slide, sitar) e Dengue (baixo) ajudou a definir a sonoridade que se ouvirá em cena. Segundo Marisa, que em diversos momentos do show toca ukelele, violão ou guitarra, todos os músicos participaram ativamente do processo de criação musical.

“Tenho que aproveitar o privilégio de estar cercada de músicos excepcionais. Todos são super sensíveis e fizemos uma experimentação sonora constante, até chegar às soluções que melhor se adaptavam e serviam às músicas. Reelaboramos arranjos antigos e criamos outros novos”, revela Marisa.

O último álbum fornece a espinha dorsal do roteiro, mas nem todas as suas faixas estão presentes no show. Marisa foi buscar no repertório construído ao longo de 25 anos de carreira algumas canções que, a seu ver, dialogam de forma fluida com o trabalho atual. É o caso de Diariamente, do disco Mais (1991), e de De Mais Ninguém, sua primeira parceria com Arnaldo Antunes, revelada em Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão (1994), que ela jamais cantou ao vivo. Ou ainda uma canção composta para outra cantora, mas até hoje inédita na sua própria voz. “Partimos de um repertório maior e fomos enxugando até chegar às cerca de 20 músicas que formam o show”, concede.

Com O Que Você Quer Saber de Verdade, Marisa utilizou a internet, de forma ostensiva, não apenas como a fonte oficial de informação sobre o novo trabalho, mas também para criar um canal direto de comunicação com o público, o que acabou se revelando um sucesso. Liberada em primeira mão no hotsite www.marisamonte.com.br, a canção até então inédita Ainda Bem, em que a cantora aparece dançando com o lutador Anderson Silva, campeão mundial dos pesos médios do UFC, já ultrapassou a marca de dez milhões de acessos no Youtube. Antes do lançamento oficial do novo trabalho, o site ainda disponibilizou para download gratuito a faixa-título, além de um vídeo com a can ção e, para audição em streaming, todas as faixas do novo disco.

Reconhecida como uma das grandes cantoras da música brasileira moderna, ao fazer a ponte entre a tradição e o pop contemporâneo, integrando gêneros e gerações musicais, Marisa Monte continua surpreendendo o público com a qualidade de seu canto, seu talento de compositora, a solidez e a independência de suas escolhas musicais. A revista Rolling Stone Brasil a elegeu a mais importante cantora brasileira viva e incluiu os CDs MM e Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão em sua lista dos 100 Melhores Discos da Música Brasileira de todos os tempos. Em 2002, o disco intitulado Tribalistas, que Marisa gravou com Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes, vendeu três milhões de cópias mundialmente, atingindo núm eros expressivos de venda em países como Espanha, Portugal e Itália. Além dos Grammy Latinos, a cantora conquistou sete VMBs (MTV Video Music Awards Brasil), nove Prêmios Multishow e seis prêmios TIM. E está mais uma vez indicada ao Prêmio da Música Brasileira (ex-TIM).


Repertório: Títulos e autores

Blanco (MM / Octavio Paz / Haroldo de Campos) - vinheta
O Que Você Quer Saber de Verdade (MM / Carlinhos Brown / Arnaldo Antunes)
Descalço no Parque (Jorge Benjor)
Arrepio (Carlinhos Brown)
Illusion (Julieta Venegas / MM / Arnaldo Antunes)
Depois (Arnaldo Antunes / Carlinhos Brown / MM)
Amar Alguém (Arnaldo Antunes / Dadi / MM)
Diariamente (Nando Reis)
Infinito Particular (Arnaldo Antunes / MM / Carlinhos Brown)
ECT (Nando Reis / MM / Carlinhos Brown)
De Mais Ninguém (MM / Arnaldo Antunes)
Beija Eu (MM / Arnaldo Antunes / Arto Lindsay)
Eu Sei (MM)
Sono Como Tu Mi Vuoi (Antonio Amurri / Bruno Canfora / Maurizio Jurgens)
Ainda Bem (MM / Arnaldo Antunes)
Verdade Uma Ilusão (Carlinhos Brown / Arnaldo Antunes / MM)
A Sua (MM)
Aquela Velha Canção (MM/Carlinhos Brown)
Gentileza (MM)
Tema de Amor (Carlinhos Brown / MM)
Não Vá Embora (MM / Arnaldo Antunes)
Amor I Love You (Carlinhos Brown / MM)
Velha Infância (Davi Moraes / MM / Pedro Baby / Carlinhos Brown / Arnaldo Antunes)
Seja Feliz (Dadi/ MM/ Arnaldo Antunes)

Ps: Set list sujeito a alterações.

Allan Mello
Equipe Blog Marisa Monte e Cia

3 comentários :

Mauro Pirrone disse...

adorei o post mas achei um erro: diz que ela nunca cantou ao vivo DE MAIS NINGUÉM mas ela cantou na turnê verde, anil...bjssssss

Anônimo disse...

http://youtu.be/9WAc1aZO_58

Milena Félix disse...

Shows lindos, históricos e como sempre...perfeitos!!!!!Já to com saudades!!Volta logo pro Brasil!!!