segunda-feira, 1 de abril de 2013

Marisa Monte "Verdade só existe quando não tem ninguém olhando..."



As véspera de iniciar a etapa internacional de "Verdade Uma Ilusão na Europa" segue na íntegra o post do "The Brazilian Post".

Marisa Monte está de volta a Londres. Depois de encantar o mundo com sua aparição na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos no ano passado, quando subiu ao palco interpretando Iemanjá, a cantora brasileira se apresenta na capital britânica dia 14 de abril, no Hammersmith Apollo. O TBPreuniu uma série de depoimentos da cantora sobre o álbum “O Que Você Quer Saber de Verdade”, que será cantado no show e está repleto de visões subjetivas do amor, sobre verdade e mentira, sobre a alma e, é claro, tudo na voz inconfundível de Marisa Monte.



Semente do disco

Quando terminou a última turnê eu entrei num momento de silêncio. Eu já tinha algumas das músicas feitas, prontas ou começadas durante a turnê, mas eu precisava ficar um tempo em casa, precisava desse tempo de vida, normal, de cotidiano… Sem tanta interrupção, sem tanta descontinuidade, sem tanta adaptação a realidades diferentes… A cada dia um hotel, uma comida, um horário, um fuso, uma língua… Nesse momento, eu tive mais oportunidade de encontrar os parceiros, terminar as coisas já começadas, assistir aos shows dos outros e nutrir as relações que se transformaram nesse novo trabalho. Esse disco é uma seleção de algumas músicas que eu fiz nesses últimos três, quatros anos.

Tradição do canto

Eu sou uma cantora bem ligada à tradição da canção e do canto. Eu gosto de uma canção com refrão, com primeira parte, com segunda parte. Eu gosto muito de melodia. A relação do canto com o amor é ancestral. Até os passarinhos cantam quando querem atrair um parceiro. Então, isso é uma coisa da natureza. E, na verdade, a minha preocupação ao cantar o amor hoje é falar do amor de uma forma contemporânea, um amor que é vivido hoje. Ou seja, falar do amor como ele de fato é vivido, não um amor tão idealizado.

Linguagem da dança

Eu acho que a dança é uma linguagem corporal musical. Eu gosto muito de dançar e frequento alguns bailes da cidade aqui no Rio. Me familiarizei com essa linguagem, que é de improviso, de entrega, porque você, às vezes, dança com pessoas que nem conhece. É uma resposta física à música. Tem músicas a que o seu corpo responde intuitivamente com um movimento… Isso é a dança.

Escutar a alma

“O Que Você Quer Saber De Verdade” foi composta há algum tempo e o Arnaldo Antunes a gravou em um de seus discos. A música é um convite ao silêncio necessário para se escutar as necessidades da alma.

Verdade, uma ilusão

Verdade, segundo meu amigo Ernesto Neto, só existe quando não tem ninguém olhando, porque, se tem alguém olhando, já vira versão. Então a verdade só existe de uma forma individual mesmo. Existem várias versões, existem as verdades individuais, mas essa verdade absoluta, não. Até as leis da física são questionáveis. Há algum tempo o mundo era quadrado, já não é mais; a coisa mais veloz que existia era a luz, mas parece que já não é mais. Então, a verdade é algo que a gente está sempre buscando, mas que é sempre impossível de se alcançar. No entanto, ela existe no íntimo, ela existe dentro de cada um de nós. É como se a pessoa estivesse naquele enlevo amoroso todo, mas soubesse que tudo é uma invenção da cabeça. A pessoa quer viver aquilo, mesmo sabendo que isso pode ser tudo meio fantasioso e meio impalpável.

Ouvir música

Quando eu toco menos, eu escuto mais, e vice-versa. Quando eu gravo muito, eu escuto menos, porque já fico o dia inteiro no estúdio e quando chego em casa à noite não quero mais música. Quero ficar quieta, ler um livro. Mas tem sempre música presente. Eu escuto muita música clássica. Eu gosto muito de piano solo. Chopin, Phillip Glass, Debussy, uns concertos… E escuto música de todos os tempos, como jazz, mas eu tenho ouvido também Melody Gardot, uma cantora americana que acho muito interessante, Pink Martini, Antony & The Johnsons, Regina Spektor, Adele…

Allan Mello
Equipe Blog Marisa Monte e Cia


Um comentário :

Milena Félix disse...

Como ela é inteligente. Sabe se expressar, falar por nos. Falar coisas que pensamos, mas, não sabemos traduzir em palavras. Cada vez fico mais apaixonada pela sua voz e sua maneira de ser. Marisa não é só uma artista, não é só uma ídola...é uma inspiração, uma voz. Ela é a tradução do que muitas vezes sentimos. Salve MM!!!!
E ahhhh...nem preciso falar o quanto eu gostaria de acompanhar também a turnê pelo exterior. Ahhh, como eu queria. Mais vou ficar aqui mandando minha vibrações positivas,pra que tudo dê certo...e que seja lindooo!!!!