domingo, 25 de maio de 2014

Verdade, Uma Ilusão, show de grande impacto visual, sai em DVD.


Baseado no álbum O Que Você Quer Saber de Verdade (2011), lançado no Brasil e em mais 27 países, o show Verdade, Uma Ilusão, de Marisa Monte, provocou arrebatamento visual por onde passou, entre 2012 e 2013: 20 cidades no Brasil e 12 no exterior, sendo visto por mais de 420 mil pessoas.

Cantando 24 canções de todas as fases de sua carreira, a artista feminina mais influente de sua geração na MPB encantava pelos recursos tecnológicos do seu espetáculo. 
A maior parte do bem amarrado roteiro era acompanhada de projeções, em alta resolução, de obras (quase todas em vídeo) criadas por 15 grandes artistas visuais - Luiz Zerbini, Tunga, Cao Guimarães, Marcos Chaves e Marilá Dardot, entre eles.
O espectador mergulhava numa atmosfera onírica, mágica mesmo, integrando-se ao show em que Marisa melhor conjugou simplicidade e sofisticação estética. 
Desde sempre, aliás, ela acredita que um show não é apenas uma experiência sonora, mas multimídia, em que a parte visual está a serviço da música para potencializar o sentido das canções.  
Filtro 
Gravado nos dias 2 e 3 de agosto de 2013, na grande sala da Cidade das Artes, no Rio, para uma plateia de estudantes e fãs, e com direção de Claudio Torres, o DVD - também disponível em Blu-ray e CD - Verdade, Uma Ilusão busca estar à altura da inesquecível experiência estética do show.
O resultado é bonito, de alta qualidade, mas o DVD não provoca o mesmo arrebatamento da experiência ao vivo - e talvez fosse mesmo impossível esperar isso, já que ao vivo existe uma interação sem filtro da emoção.
Por outro lado, o DVD permite que o admirador de Marisa preste mais atenção no roteiro musical e na ótima banda que a acompanha, com destaque para Dadi (violão de aço, guitarra, ukelele), um quarteto de cordas e  o power trio da banda Nação Zumbi: Lucio Maia (guitarras,violão e sitar), Dengue (baixo) e Pupillo (bateria).
Uma canção que é melhor percebida, por exemplo, é a balada Dizem (Quem Me Dera), parceria com Arnaldo Antunes (que a gravou também em 2013) e Dadi: “O mundo está bem melhor/ Do que há cem anos atrás/ Morre muito menos gente/ As pessoas vivem mais/ Ainda temos muita guerra/ Mas todo mundo quer paz, dizem/ Tantos passos adiante/E apenas alguns atrás...”.
Também é melhor percebida a interpretação intencionalmente afetada de Sono Come Tu Me Vuoi (Antonio Amurri e Bruno Canfora), adequada ao romantismo pop italiano que Marisa, que já morou em Roma, gosta.
Emoção  
Como intérprete, não há mais o que se questionar em relação a Marisa Monte a essa altura do campeonato da MPB contemporânea. Conhece tudo e um pouco mais da arte de cantar, mas não é uma cantora que se entrega desbragadamente a emoção - sua emoção é, assumidamente, racionalizada. Ela coloca a voz a serviço da canção e da proposta estética do show - e pronto.
E só um cínico pode duvidar da sinceridade dessa postura  ao vê-la interpretar Depois e Verdade, Uma Ilusão, parcerias dela com Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown. A primeira é uma canção que evoca o melhor de Roberto Carlos dos anos 1970. A última é um dos momentos mais bonitos do DVD, com uma chuva de estrelas banhando o corpo da cantora.
Fonte: Jornal Correio da Bahia

Nenhum comentário :