terça-feira, 27 de setembro de 2016

Livro sobre o vocalista da Legião Urbana ganhou um capítulo a mais com entrevista de Marisa Monte.



Foram nove anos, mais de 100 entrevistas, até que, em 2009, o jornalista Carlos Marcelo lançou a biografia Renato Russo - O filho da revolução. “Quando lancei o livro em 2009, foi porque eu achava que era necessário colocar um ponto final. Eu quis mostrar o ponto de partida e o de chegada para ver como as coisas ficaram inacabadas na relação entre Brasília e Legião”, conta o autor. O jornalista resolveu revisitar a obra, reescrever, acrescentar informações e um capítulo inédito.

O jornalista decidiu trabalhar novamente no livro para contar uma parte da história que ganhara pouco espaço na primeira edição: os anos finais da carreira e da vida de Renato Russo. “Queria fazer uma reconstituição mais pormenorizada dos últimos anos de vida dele. Foi um período muito intenso que eu não tinha conseguido apresentar tanto na primeira versão”, explica.

As diferenças entre as duas edições são substanciais, acredita o autor. Para quem quer se debruçar em comparar as duas versões, explica Carlos Marcelo, vai perceber que houve acréscimos em várias partes do livro. O autor, que nunca havia feito alterações no texto original, levou mais um ano e meio para completar o trabalho e fez outra uma série de entrevistas.

Entre as novas conversas que deram suporte para os acréscimos no livro, está o depoimento da cantora Marisa Monte. Ela conta, por exemplo, como conheceu o compositor. “Nada sobre o Renato é definitivo, há sempre espaço para contar mais, pensei que o livro ficaria mais completo se trouxesse mais detalhes, um novo capítulo, por exemplo, com Marisa Monte, que agora passa a encerrar a obra”, comenta.

Além de Marisa, músicos que conviveram com o trovador na etapa final de sua carreira acrescentaram informações que permitem conhecer melhor os últimos anos de Renato.

História
Ao contar a trajetória de Renato Russo, o livro passa também pela história de Brasília e do país na juventude do compositor. “A ideia também era mostrar a formação de um jovem que cresceu na cidade e no país dos anos 1970”, explica o autor, que acredita que a biografia é também um livro sobre Brasília.

“Escrever sobre a juventude dele é uma forma de falar sobre toda a juventude”, aponta o escritor. Carlos Marcelo conta que a ideia era fazer uma espécie de “retrato do artista quando jovem”, uma obra sobre a formação de Renato.

Fonte: Jornal Diário de Pernambuco por Alexandre de Paula

Equipe Marisa Monte Clube e Cia

Nenhum comentário :