segunda-feira, 4 de maio de 2015

Samba Noise: Marisa Monte une plateias com show memorável em NY

por André Mendes

Histórico! Assim pode ser descrito o show criado por Marisa Monte especialmente para o projeto Samba Noise, da Brooklyn Academy of Music, que sacudiu Nova York, neste último fim de semana. Celebrando o Brasil ao lado dos parceiros de longa data, Arto Lindsay e Seu Jorge, ela transformou o teatro Howard Gilman Opera House em um autêntico terreiro de samba.

Esplendorosa, Marisa surgiu no palco com um longo vestido preto para delírio dos fãs. Já no sábado, usou um modelo branco desenvolvido pelo amigo Francisco Costa, designer da Calvin Klein, que remetia a uma baiana estilizada. O único ponto comum do figurino era a tiara de pedras, que tornava a cantora uma verdadeira rainha do samba diante dos quatro mil empolgados súditos que lotaram as duas apresentações, sempre esgotadas. 


Por cerca de três horas, a diva e seus convidados tocaram um repertório exclusivo, que incluiu músicas já conhecidas na voz da diva: “Dança da Solidão”, “Gotas de Luar”, “Vide Gal”, “Esta Melodia”, além de outras preparadas para a ocasião, como “Peço a Deus”, “Para Não Contrariar Você”, “Na Linha do Mar (O Galo Cantou)”, “O Ouro e a Madeira”, “Vai Vadiar” e “Além do Horizonte”. 


Mauro Diniz, Paulão Sete Cordas, Pretinho da Serrinha e Marcelinho Moreira compunham o “dream team” que acompanhou Marisa. O show marcou também o reencontro surpresa de Marisa e Arto com outra personalidade emblemática na carreira da cantora, Ryuichi Sakamoto, 25 anos depois da produção do álbum “Mais” (1991). Juntos, eles reviveram um dos momentos mais emocionantes com “Rosa”, clássico de Pixinguinha e Otávio de Souza, que levou muitos dos espectadores às lágrimas. A saudade do Brasil e da infância vinha à tona nos momentos mais intimistas do espetáculo, mexendo com o coração do público.


Porém, nem tudo foram lágrimas. “Balança Pema” colocou todos de pé para deixar o corpo reverenciar o samba na sua máxima expressão. No palco, Marisa, Seu Jorge e os músicos dançavam bem à vontade em instante raro. Em todo o teatro, muitos americanos deixaram a timidez de lado e caíram no samba, contagiados pela energia dos brasileiros.

Este foi um dos shows mais incríveis que eu já vi e o único no BAM que teve a multidão inteira de pé, dançando e cantando. Foi a mais legal e, em certos momentos, a mais assustadora coisa que eu já experimentei. Mas isto é SAMBA! Viva o Brasil e o incrível talento de Marisa Monte, Seu Jorge, Arto Lindsay, Ryuichi Sakamoto e muito mais”, resumiu a americana Karen Sieminski, ao compartilhar um vídeo em sua conta no Instagram.


De fato, foram duas noites que brasileiros, americanos e cidadãos de Nova York jamais vão esquecer. Porque uniram pessoas de diversas partes do mundo em um único som, na alegria, na cadência e no mistério do samba pelo trabalho de seus mais talentosos representantes.

...



Setlist

Marisa:
Vide Gal
Esta Melodia 

Pode sorrir 

Simply are
Pra não contrariar
Muito
Rosa 
Gotas de luar 
Imitação
Quatro paredes 
Dança da solidão 
O ouro e a madeira 

Potpourri samba: 
Sofrimento de quem ama 
Sentimentos 
Isolado do mundo
Desengano 
Chega de padecer 
Vai Vadiar 

Seu Jorge: 
Retrato em Branco e preto 
O preço da traição 

Beleza bárbara
O Galo cantou 
Balança Pema 
Além do Horizonte 

BIS: Peço a Deus

Nenhum comentário :